Leões do Sul comemoram 46 anos de legado

São Bartolomeu do Sul nunca tinha visto nada assim. Dois anos depois da Revolução dos Cravos, o povo uniu-se e fundou o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube.

Faz dia este sábado, 25 de Junho, 46 anos que aconteceu.

O Leões do Sul tem cumprido a sua missão ao longo dos tempos, com galhardia, transparência e seriedade.

Os nossos feitos no campo desportivo são maiores que nós.

O futebol está nas nossas origens. Em 1992, os Leões do Sul foram Campeões do Concelho de Castro Marim em Futebol de 5 (hoje designado futsal).

Na Patinagem lançámos uma Escola de formação que ensinou uma geração de crianças a patinar e deu frutos.

Em 2001, os Leões do Sul FC disputaram o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins – Escalão Juvenil – Zona Sul.

O BTT, modalidade que lançámos e desenvolvemos com grande êxito, deu-nos a nós, a Castro Marim e ao Algarve um campeão nacional em Cross Country Olímpico (cadetes): Diogo Afonso.

Amândio Norberto, presidente dos Leões, o Campeão Diogo Afonso e o treinador Mário Alpiarça

Mais tarde, foram Nelson Mestre e Amândio Norberto, a distinguir-se com as cores dos Leões, trazendo para casa os títulos de campeões nacionais de Duatlo/Triatlo.

As proezas individuais dos nossos atletas são inúmeras. Destacamos a título de exemplo a subida do rio Guadiana a nado, numa extensão de 34,5 Km, por Nelson Mestre e José Maria Rodrigues e João Veia, que ligou Tróia a Sagres em ciclismo de estrada, num total de 340 Km, sem parar.

Em quatro décadas e meia quase perdemos a conta ao número de provas, iniciativas e torneios, que pusemos de pé, do futebol ao snooker, passando pelos duatlos e triatlos.

A Prova de Natação de Mar Vila de Castro Marim, que organizámos durante 19 edições, na praia de Alagoa/Altura, e a Prova de Natação de Mar Freguesia de Castro Marim, que organizámos nas praias da Retur e Verde têm um sabor especial.

Mais recentemente, em parceria com a Associação de Defesa Pessoal, estamos empenhados nesta modalidade.

Na área cultural, a nossa máxima realização foi a criação de um grupo de teatro juvenil e adultos, que envolveu e mobilizou a comunidade da aldeia em torno deste objetivo.

Como membro da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto contribuímos para o incremento do associativismo em Portugal.

Este imenso legado de uma pequena coletividade de aldeia fez com que há 16 anos, a Câmara Municipal de Castro Marim nos distinguisse com a Medalha de Mérito – Grau Ouro do Município de Castro Marim.

Hoje, aqui estamos para celebrar tão importante data e reforçar a importância de passar o testemunho aos mais novos.

Uma palavra de gratidão a todos aqueles que contribuíram para a nossa grandeza, a começar nos nossos associados, prosseguindo na população de São Bartolomeu do Sul e incluindo as autarquias e demais entidades públicas, bem como as empresas privadas, que ao longo destes anos têm apoiado as nossas iniciativas e realizações.

Uma palavra sentida por todos aqueles que com o tempo nos deixaram.

Viva o movimento associativo popular!

Viva os Leões do Sul FC!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: