Actividade Recreativa

Torneios de Snoocker

O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube tem uma vasta experiência na organização de Torneis de Snooker, tanto para os seus associados como envolvendo outras colectividades do Concelho.

Em 17 de Abril de 2000 teve início o I Torneio Individual de Snooker Inter-Colectividades, promovido pelo Leões do Sul e que foi, até hoje, a maior iniciativa do género realizada em todo o Concelho de Castro Marim. O Torneio juntou representantes do Campesino R F Clube, União Desportiva Castromarinense, Clube Junqueira, Grupo Desportivo Rio Seco, Clube Recreativo Alturense e do Leões do Sul Futebol Clube.

Depois de praticamente um mês de animada competição pelas várias sedes das colectividades do Concelho, esta garbosa iniciativa não poderia ter corrido melhor: Rui Domingos, residente em S. Bartolomeu do Sul e Director dos Leões chamou a si o primeiro lugar nos individuais.

o dia 27 de Maio, o Torneio foi selado com a entrega de prémios na nossa sede social, a que se seguiu um porto de honra que contou com a presença de várias individualidades do Concelho, nomeadamente o Presidente da Câmara. Entre os presentes era convicção de que todos os objectivos tinham sido alcançados: a modalidade fora promovida e o convívio entre colectividades e associados fora atingido. Desde então, o Snooker ganhou outro dinamismo nas Colectividades do Concelho.

Jogos de Matraquilhos

Os Matraquilhos são considerados um jogo tradicional. Desde há muito, este jogo faz parte das actividades do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube. Na esplanada das instalações sociais da Colectividade lá está a mesa rectangular com as oito fileiras de “bonecos”: um guarda-redes, dois defesas, cinco médios e três avançados para cada equipa, fazendo lembrar os jogos de futebol verdadeiros. Não deixa, aliás, de ser curioso que a maior parte das mesas estejam equipadas com as cores do SLBenfica e do SportingCP em clara alusão à eterna rivalidade e poderio dos dois grandes Clubes nacionais.

Na parte de baixo da mesa de Matraquilhos estão as nove bolinhas de madeira, à espera de dois ou quatro amigos que para melhor passarem um pouco de tempo e boa disposição escolhem sempre as suas cores clubisticas. Basta enfiar a moeda na ranhura. Começa, então, o jogo que nunca pode ficar empatado. O tempo não conta. Ganha o que meter o maior número de bolas. Dadas as características deste jogo existe um escalão único, o mesmo quer dizer que todos, independentemente da sua idade, a ele têm acesso. Ocasionalmente o Leões do Sul organiza torneios de Matraquilhos, tendo sempre presente a importância da passagem da tradição para os mais novos.

Santos Populares

O Mastro e o saltar da fogueira são tradição antiga. Todos os anos, no Adro da Igreja de S. Bartolomeu do Sul se repete o ritual: o Mastro, rodeado de mantrasto e erva murta, encimado pela charola e enfeitado por dezenas de metros de papel de diversas cores e feitios, resultado de árduo trabalho manual, é o coração do arraial.

Manda a tradição que enquanto uns bailam, ao som do acordeão e outras músicas tradicionais, outros, de forma organizada, saltem a fogueira, ali por perto. A fogueira é alecrim a arder. E a tradição cumpre-se saltando sete vezes por cima do fogo.

O alecrim é apanhado à mão no mato. O Mastro é feito e organizado pelos populares associados do Leões do Sul Futebol Clube. No arraial onde se pula, dança e cantam quadras alusivas aos Santos Populares come-se, por vezes, sardinha assada e bebe-se um copito de tinto.

Todos os anos, no Adro da Igreja (antes era no Sapal), no mês de Junho se reacende a tradição de festejar os Santos Populares: S. António, a 13, S. João a 24 e S. Pedro a 29. As celebrações prolongam-se durante todo o mês, tendo como ponto alto os dias dedicados aos Santos: cada um dos três dias começa na véspera à noite continuando pela madrugada fora.

Integrado nas festas dos Santos Populares, S. Bartolomeu do Sul é um dos lugares de exposição dos “Altares de S. João” iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim.

Tanto o Mastro como os “Altares de S. João” são obras de arte popular de grande beleza.

Anualmente, os mastros do Concelho de Castro Marim vão a concurso, promovido pelo Município. E assim se vai mantendo a tradição!…