Pedestrianismo

Pedestrianismo um “Desporto para Todos”

– Afinal, o que vai fazer aos Domingos de manhã?!

– Vou andar a pé no grupo de Caminhantes dos Leões do Sul Futebol Clube. Não quer vir também?

O Pedestrianismo, ou caminhada, é tão antigo como o homem. É o desporto dos que andam a pé, geralmente na natureza e em caminhos tradicionais. Andar a pé foi coisa que o ser humano sempre teve que fazer, para se deslocar de um lado para o outro.

Depois do alerta dado por tantas entidades para os benefícios desta prática desportiva parece que agora começamos todos a perceber melhor a sua importância. Até se diz que andar a pé está na moda! Oxalá!

Esta actividade chegou ao GDRC Leões do Sul Futebol Clube de forma organizada no ano de 2011. Bebemos inspiração no Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IP – Direcção Regional do Algarve), levada às populações através das mais diversas entidades (Municípios, Juntas de Freguesia, Clubes/Associações, Casa do Povo), na classe médica, que apela frequentemente à prática da actividade desportiva de forma regular e também nas caminhadas que costumamos organizar nas Comemorações de Abril.

Tem entre os seus impulsionadores alguns sócios que já vinham praticando este tipo de actividade desportiva, em vários concelhos do Algarve (Castro Marim, Vila Real de Santo António, Silves, Tavira, Faro ou Lagos). Entre os praticantes mais entusiastas contam-se actualmente: José Romeira, Natália Martins, José André Martins, Mariana Corvo, Olímpia Martins, Manuela Peres, Manuel Calvinho, Joaquim Manuel Correia, Basílio Norberto, João Manuel Ribeiro, Celeste Norberto, Manuela Norberto, Maria dos Mártires, Ana Correia, Nubélia Valongo, Rita Viegas, Isabel Caldeira, Maria Eulália, Zezinha Guerra, Pedro Caldeira e Raquel Peres.

Percebemos que seria interessante e benéfico para os nossos associados e população em geral esta prática e assim chegou o bichinho para os Domingos de manhã, que rapidamente ganhou novos aderentes.

A primeira prova de Pedestrianismo, organizada pelos “Leões do Sul” ocorreu nas Comemorações de Abril de 2010, pelos caminhos da Freguesia de Castro Marim e estreamos uma nova t-Shirt verdinha, com o slogan que ficou para a história: “Mexa-se pela sua saúde” – Faça como nos Leões do Sul – “Ande a pé, em patins ou bicicleta”, mas ande!

Desde então, organizamos, de Outubro a Junho, várias Marchas/Passeio, aos Domingos de manhã.

Além dos benefícios para a saúde, o Pedestrianismo é agradável e relaxante. Percorremos os caminhos antigos e tradicionais do nosso meio rural, no concelho de Castro Marim e, por isso, o Pedestrianismo também tem os seus níveis de prática e de dificuldade.

O importante é Andar!

Objetivos da Marcha/Passeio

  • Aumentar as oportunidades de prática desportiva dos Associados/População;
  • Contribuir para o aumento do número de praticantes;
  • Promover e incentivar a prática desportiva regular;
  • Ocupação saudável dos tempos livres;
  • Promover o convívio e o lazer entre as pessoas.

Benefícios da prática desportiva (Caminhada):

  • Melhorar a condição física das pessoas;
  • Reduzir o risco da doença;
  • Melhorar as condições cardiovasculares e queimar gordura;
  • Criar hábitos mais saudáveis de vida;
  • Combater o sedentarismo.