Futebol

O futebol esteve nas origens da formação desta Colectividade. Nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX, um agrupamento de jovens, treinados por João Clodo, começou a dar nas vistas nos torneios populares promovidos pelo Lusitano FC, de Vila Real de Santo António.

A prova de que o futebol é a modalidade mais antiga praticada de forma organizado em S. Bartolomeu do Sul é a existência de um galhardete, actualmente em exposição na nossa sede social, datado de 8 de Dezembro de 1957. O galhardete, no qual se lê “Lembrança do SCLagoense”, terá sido oferecido por este Clube aos nossos jovens no decorrer de um torneio.

As participações do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube, oficialmente fundado em 25 de Junho de 1976 e herdeiro daquele histórico, resumem-se a torneios e maratonas de nível local, sempre de âmbito popular. O Clube dispõe de um espaço para a prática de futebol de “onze” e de um Polidesportivo para o futebol de salão. Muitas vezes aqui se organizaram torneios/maratonas com equipas dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Outros tantos esperamos vir a organizar.

O maior feito do Leões do Sul Futebol Clube em matéria de futebol foi a vitória no Torneio Concelhio de 1992, em Futebol de Cinco, organizado pelo Departamento Desportivo da Câmara Municipal de Castro Marim.

O torneio foi disputado no Polidesportivo Municipal, nele participaram oito equipas e no jogo que lhe deu a Taça, o Leões do Sul Futebol Clube defrontou o Campesino RF Clube e alinhou da seguinte maneira: Amândio Norberto, Nuno Guerra, José Carlos, José Romeira, Fernando “da Mimosa”, Duarte Gil, Nuno Norberto, Nuno Gonçalves e João Paulo.

O Jornal do Algarve deu honras a este brilhante triunfo, tendo publicado um artigo sobre a final e uma fotografia da equipa vencedora.