Leões do Sul a temperar o Sotavento Algarvio

A época de marchas e caminhadas dos Leões do Sul começou no final de Agosto, ainda em ritmo de pré-época. Enquanto muitos ainda iam a banhos nas águas salgadas do Algarve, André Pires, Leonardo Pires, Gil Maurício e José Romeira foram até à praia da Manta Rota, com o Sal de Castro Marim ao peito.

A 7ª Marcha Passeio de São João da Degola, com um percurso de 7km, esteve integrada nas festividades da aldeia e foi uma organização da Associação ‘A Manta’ e do Campesino RFC.

O mês de Setembro marcou o início do 37º Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, promovido pelo IPDJ.

A tradição manteve-se e a primeira Marcha Corrida do calendário teve lugar em Tavira, integrada na Feira da Dieta Mediterrânica e com a organização a cargo da Divisão de Desporto do município.

André Pires, Pedro Pires, Leonardo Pires e Gil Maurício percorreram os 9 Km de marcha que levaram os atletas pelas estreitas ruas da cidade Tavira até à zona das Quatro Águas, antes do regresso à Praça da República.

Com o calendário regional em andamento, André, Leonardo e Pedro Pires levaram as cores dos Leões do Sul até Quelfes, onde se aventuraram no percurso mais longo da marcha, organizada pela Junta de Freguesia de Quelfes. Foram 9 Km de estrada e caminhos de terra, com o nome do clube de São Bartolomeu do Sul nas costas.

Outubro foi sinónimo de solidariedade para os nossos Leões.

Com a equipa amplamente reforçada, o conjunto de São Bartolomeu do Sul foi até à vila de Castro Marim participar na Caminhada Solidária Outubro Rosa, organizada pela Junta de Freguesia de Castro Marim e com o apoio do Município e dos Bombeiros Voluntários VRSA/CM.

Aos já habituais José Romeira, Gil Maurício, Leonardo Pires, Pedro Pires e André Pires, juntaram-se Joaquim Correia, Rita Viegas, Liliana Nunes, Maria Carolina Pires, Maria dos Anjos Costa, Basílio Norberto, Lucília Pena e Mariana Corvo.

Na semana seguinte a Caminhada Solidária Outubro Rosa teve lugar em Altura, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Altura, com o apoio do Município e da Farmácia Avenida, que contou com o leão Basílio Norberto.

O Sal de Castro Marim, ao peito dos Leões do Sul, temperou as salinas de Olhão.

O grupo de São Bartolomeu do Sul foi novamente caminhar fora de portas, mais concretamente até ao Jardim Pescador Olhanense, onde partiu para a Marcha e Corrida de Olhão.

André Pires, Pedro Pires, Leonardo Pires, José Romeira, Gil Maurício e Joaquim Correia optaram pelo percurso de 8,5 Km, enquanto Rita Viegas, Natália Martins, Manuela Viegas, Lucília Pena e Mariana Corvo percorreram os 5,5 Km do percurso pequeno.

A Marcha e Corrida de Olhão, organizada pela Junta de Freguesia de Olhão, marcou também a despedida de Custódio Moreno como Diretor Regional do IPDJ.

Novembro já está em andamento e os Leões do Sul vão agora temperar a serra algarvia.

Texto de André Pires

Deixe um comentário