Futebol Clube
Amândio de Sousa Rodrigues Norberto, ilustre filho de S. Bartolomeu do Sul, natural da Freguesia e Concelho de Castro Marim, ajudou a fundar, com um punhado de homens e mulheres, rapazes e raparigas da sua terra, o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube. Estávamos em 25 de junho de 1976, no rescaldo da Revolução dos Cravos que impulsionou o movimento associativo popular.
Foi o primeiro Presidente da Direcção eleito em Assembleia Geral e conta 36 anos na Presidência da Direcção, tendo desempenhado todas as funções no clube, incluindo a de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal.
À sua condição de dirigente associativo voluntário benévolo de elevado gabarito, junta-se a de um atleta eclético e multifacetado de excepção. Do futebol ao futebol de salão, hoje futsal, do Duatlo, Triatlo, Marcha, Passeio e Corrida até à Natação de Águas Abertas – praticou de tudo um pouco e em tudo um pouco se distinguiu. Aos 77 anos de idade continua a pedalar, a nadar e a correr, desafiando os limites da natureza humana.

A sua combatividade, o seu desportivismo, o seu empenho e determinação fazem dele um exemplo. Para todos e sobretudo para a juventude.

Perde-se a conta às competições em que participou e aos prémios que ganhou ao longo da vida. Em 2017, em Peniche, foi Campeão Nacional de Triatlo Sprint e em 2018, em Sines, foi Campeão Nacional de Triatlo Olímpico, no seu grupo de idade (70-74 anos). Por três anos consecutivos, também antes da pandemia, fora também Campeão Nacional de Triatlo Cross X Terra. No ano passado, em Faro sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo Olímpico (escalão 75-79).

Nascido em 15 de Novembro de 1947, filho de pais trabalhadores, ficou orfão menininho, tendo sido o amparo de sua Mãe, Maria Helena Josefa de Sousa. Ainda jovem trabalhou no mar, depois no campo e a seguir na administração pública, onde chegou a encarregado geral do Matadouro Regional do Algarve. Todos estes papéis foram desempenhados com brilho e competência.
Serviu na guerra do Ultramar em Angola, onde foi louvado pelo Comandante do Batalhão pelos serviços prestados à Pátria.
Em tempos de paz foi membro da Assembleia Municipal de Castro Marim, Presidente da Assembleia de Freguesia de Castro Marim e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim. A sua dedicação à causa pública é conhecida e reconhecida fora e dentro da nossa terra. Em 2019 foi agraciado com a Medalha de Mérito da Freguesia de Castro Marim.

No dia da entrega da medalha disputava em Pontevedra, Espanha, o Campeonato do Mundo de Triatlo Cross, no seu grupo de idades. Não era a sua estreia em terras de Espanha. Amândio Norberto tem participado com reconhecimento em provas na vizinha Andaluzia.
Amândio Norberto é um atleta de excepção, uma força da natureza, uma personalidade invulgar.
Os orgãos sociais dos Leões FC dão os parabéns ao seu Presidente!