Futebol Clube
A entrega das distinções municipais Grau Ouro foi, pode dizer-se, o momento alto da sessão solene do Dia do Município que se celebrou na terça-feira, dia 24 de junho. O dia ficou ainda marcado pela assinatura de vários protocolos, anúncio de investimentos e inauguração da exposição “Da Cana ao Cesto”.
Amândio Norberto, atleta e fundador do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube foi um dos laureados de 2025, ano em que foram distinguidos dois colaboradores do Município de Castro Marim com 25 anos de serviço: Joaquim Manuel Pena e António Manuel Matias Correia.
A Medalha de Honra do Município, após reunião da Comissão de Condecorações, foi entregue em primeiro lugar a José Fernandes Estevens, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim durante 16 anos, desaparecido extemporaneamente. A plateia pode assistir a um pequeno documentário do seu legado e ouvir as palavras poderosas do seu filho, Pedro Estevens.

Seguiu-se a entrega de outra Medalha de Honra do Município ao médico e ex-autarca de Alcoutim e Castro Marim durante 32 anos, Francisco Caimoto Amaral, aplaudido de pé pelos presentes, tal como acontecera antes com José Estevens.

Foram também entregues Medalhas de Mérito do Município ao empresário natural da Corte Pequena e fundador da Rolear, Parreira Afonso, ao acordeonista com origens na freguesia de Odeleite, Miguel Pereira. O presidente dos Leões do Sul, Amândio Norberto, foi o grande ausente desta cerimónia, por se encontrar nesse dia a disputar em Pontevedra, Espanha, o Campeonato do Mundo de Triatlo Cross, no seu grupo de idades.
A Medalha de Mérito do Município foi também entregue à Verdelago, tendo a ocasião sido aproveitada para anunciar os novos projetos deste empreendimento turístico.
A sessão solene, que contou com vários momentos musicais interpretados por Nádia Catarro e André Ramos, terminou com discursos do presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, João Fernandes, e da Presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra.

A exposição “Da Cana ao Cesto” ficará patente na Casa do Sal até outubro.

O Dia do Município ficou selado com a atuação de Filipe Rodrigues e um concerto de Miguel Araújo, no Revelim de Santo António.
